Bares

Não conheci muitos bares, mas adorei todos os que visitei. Eles chamam os bares de "bar" ou "cafe" ou "pub". Não sei se é um costume normal em Santiago ou se é um costume do Luis, que estava conosco, mas ficamos um tempo em um bar e depois fomos para outro, na mesma noite. Pelo menos meus amigos não costumam fazer isso, passamos a noite toda em um lugar só. Mas me parece que lá é normal ficar um tempo num lugar e depois ir para outro e outro, e enfim, ir rodando...
Os primeiros lugares que conheci foi no bairro Bella Vista, ao pé do morro San Cristóbal. Muito conhecido o bairro porque também é cheio de artesanatos em lapislázuli, tem o morro e uma casa do Pablo Neruda (a Las Chascona), além de inúmeros bares e restaurantes recomendados. Então é ponto obrigatório para turistas.
Os bares pelos quais passamos têm sempre uma jukebox, que você vai lá e escolhe a música que será tocado e o clip passa em um telão. Em alguns também têm música ao vivo, quase sempre bem animadas e chilenas!
Outro lugar que conheci foi em Viña del Mar. Também no mesmo esquema, mas também tinha karaoke. Diversão garantida.
Os bares são parecidos com os daqui, claro que com algumas pequenas diferenças culturais. Nos primeiros percebi que por mais que as músicas fossem dançantes, as pessoas não levantavam de suas cadeiras. Continuavam a se balançar ali mesmo, sentadinhas bebendo. Já em Viña del Mar o pessoal se liberou (risos)!!! Dançam tanto quanto brasileiros e as chilenas adoram rebolar tanto quanto nós...
Outro fato interessante em Santiago é a existência dos chamados "Bar con piernas". O que são os bares com pernas? Nada mais nada menos do que bares abertos, onde não se costuma vender bebida alcóolica, mas apenas café, chá, entre outros, e quem serve são mulheres vestidas com mini-saias. Porém mini-saias normais, sem extravagâncias. E isso é um auge da evolução dos bares na cidade. Há quem afirme que a invenção é de um brasileiro, mas sem comprovações. Ali homens e mulheres podem consumir, mas é claro que os homens são mais vistos nos locais. Estes bares têm janelas largas de vidro ou são amplamente abertos, no centro da cidade, onde qualquer pessoa pode ver as bonitas garçonetes passeando com suas pernas de fora, com um frio de 10° do lado de fora.
Mas a coisa não termina ai, além destes bares existem os "Bar con mas que piernas", e ai acredito que você possa imaginar o que encontra-se la dentro. Não conseguiu visualizar? Vou explicar. São puteiros disfarçados de bares. E também estão espalhados por muitas ruas da cidade, porém estes são todos fechados. A dica que nos deram foi: se você passar na frente de um bar e ele tiver as janelas e portas bem fechadas ou negras, pode acreditar: ali é um bar com mais do que pernas! E os homens entram e saem dali com muita naturalidade, porque o local não é exatamente para o sexo, mas há mulheres nuas ou semi-nuas servindo-os o tempo todo. Uma pequena diversão durante o dia, talvez.

0 comentários: